terça-feira, maio 30, 2006

Bem, estava a pensar em acabar com a Dona Redonda. Porque não tinha uma ideia definida de como continuar, sobre o que escrever. E também porque estive a visitar outros blogues e alguns são mesmo incríveis!
Mas já que tive um leitor (:) vou dar uma oportunidade à Dona Redonda.

Aviso a eventuais futuros leitores: este não vai ser um blogue incrível...

Gosto de livros. Então penso que seria interessante escrever sobre livros. Com um pouco de sorte até obter comentários e sugestões de livros de futuros eventuais leitores...

E gosto de escrever. Quando era teenager sonhei em escrever um livro e comecei-o várias vezes. Por isso talvez também aqui volte a recomeçar o livro (ou já agora e para variar um outro…)

E serão bem-vindas críticas (desde que não demolidoras - por favor no caso de serem críticos cáusticos e demolidores permaneçam à distância e não leiam o que escrevo) assim como incursões na escrita dos leitores (futuros e eventuais) em comentários.


Numa tertúlia literária a que fui (até agora a única mas fica bem escrever isto aqui) um dos conferencistas ou comentadores referiu que ao longo da vida tinha tido vários livros preferidos.
E esta afirmação parece-me muito acertada (por coincidência e se bem me lembro partilhamos um livro preferido - O Amor em tempo de cólera).

Enquanto crescia li livros de que gostei e detestei, livros que me enfadaram, chocaram (quando era mais nova por princípio não largava o livro até acabar de o ler - agora já não consigo ser assim, e desde o Ulisses... o primeiro livro que não cheguei ao fim), livros que me fascinaram, livros de que primeiro não gostei e só depois vim a apreciar (um deles até se tornou depois um dos meus livros preferidos durante algum tempo - Orgulho e Preconceito). Para mim o que define um livro preferido é o ter-me perdido por completo nesse livro enquanto o lia. E nesse caso o melhor exemplo foi o livro que indiquei no meu perfil (O Monte dos Ventos Uivantes). Peguei nele e comecei a lê-lo, sentando-me nas escadas. Não saí dali mais, nem para procurar sítio mais confortável, nem para comer ou enquanto escurecia. Só quando terminei de o ler é que regressei ao mundo. Gosto de livros assim.

Para já vou terminar. Aos futuros eventuais leitores fica o convite para indicarem o livro favorito ou livros favoritos e explicarem porque o escolheram. E também já agora uma pergunta – por acaso alguém mais terá lido as aventuras da Dona Redonda? Eu gostei desse livro quando o li há muitos anos.
Só mais uma coisa, escolhi o nome para o blogue a pensar no livro e não sou redonda (não tenho nada contra quem o seja, acho até que o fui em bebé mas agora prefiro não o ser).

2 comentários: